21/09/2014

Verbos



  1. Diz em que pessoa e número estão as formas verbais das seguintes frases:
1. O cão e o gato gostam imenso de brincar. _____________________________________
pesquisar 142. O cão brinca muito com o dono. _____________________________________________
3. As crianças às vezes comem mal. ____________________________________________
4. Nós precisamos de muita paciência. __________________________________________
5. Tu sabes a conjugação verbal? _____________________________________________
6. Eu tento fazer o melhor que sei. ____________________________________________

  1. Põe os verbos entre parênteses no presente do indicativo, na pessoa gramatical correspondente:
Nós ________________ (falar) português. Tu _______________ (gostar) de vender as coisas que já não ______________ (usar). O Pedro e o Miguel _______________ (conhecer-se). Os professores _____________ (proibir) o uso de pastilhas elásticas nas escolas. A Rita ________________ (comer) muitos bolos. Vocês ______________ (dividir) os cromos entre amigos. Ela ______________ (costumar) sair aos Sábados. Tu __________ (correr) imenso todos os dias. Nós ________________ (partir) de casa antes de vocês.
  1. Preenche os espaços em branco com o pretérito imperfeito do indicativo dos verbos indicados.

O Manuel ______________ (gostar) de pregar partidas aos amigos. ______________ -lhes (escrever) um cartão a convidá-los e quando eles ______________ (chegar), ____________ (fingir) que a campainha não ________________ (tocar) e ______________-os (deixar) à porta imenso tempo.
Em viagem, nós _____________ (comprar) objectos para recordação; quando _______________ (partir) já ______________ (deixar) espaço nas malas para essas compras. ________________ (gostar) também de experimentar novos sabores e de comer as especialidades da terra.

  1. Preenche os espaços em branco, pondo os verbos indicados no pretérito perfeito simples do indicativo:
Eles ______________ (comer) tudo de repente. Tu ______________ (partir) um copo. Nós ______________ (andar) dois quilómetros, ontem à tarde. Esta manhã, _____________ -me (lembrar/eu) que eram os teus anos e ______________ -te (telefonar). Quando ______________ (atender/tu) o telefone e _____________ (falar), _____________ -te (achar/eu) estranho; depois _______________ (perceber) que te tinha acordado. A Filipa ______________ (insistir) em comprar-te um presente. Os nossos amigos ______________ (cumprir) o prometido e eu ______________ (permitir) que saíssem mais cedo.

  1. Completa com o pretérito mais-que-perfeito simples do indicativo:

Tu _______________ (sugerir) que saíssem antes de acabar, porque a viagem ia ser longa. Nós ________________ (obedecer) ao teu conselho, não fora estarmos tão entusiasmados com o espectáculo! O António _______________ (escolher) a peça e ____________ (acertar) em cheio. Há muito tempo que não víamos um trabalho tão bem feito! Ele e a mulher ________________ (pensar) que seria melhor adquirir os bilhetes com antecedência e realmente _______________ (comprar) antes de falarem connosco.


  1. Põe os verbos indicados no futuro do indicativo:

A minha irmã _______________ (escrever) muitas vezes, tenho a certeza. ________________ (partir/eu) triste por vos deixar e _______________ (andar) sempre com as vossas fotografias na carteira. Na próxima semana, a Isabel ______________ (partir) com os filhos para o Algarve, onde _______________ (passar) umas férias. _______________ (praticar) com certeza vários desportos náuticos, pelo menos _______________ (nadar) muito. Esta tarde, tu ______________ (acabar) o teu trabalho de matemática, não é? Depois ______________ (telefonar) ao colega a comparar os resultados? Nós ______________ (precisar) de mais tempo para organizar a festa. ________________ (começar) já hoje mas não ________________ (acabar) antes da data prevista.



H. Conjuga, no teu caderno, os verbos COMER e Subir nos tempos verbais aprendidos, no modo indicativo

0 comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly