16/03/2009

Ficha de avaliação - 5º ano



LÍNGUA PORTUGUESA

Nome: ____________________ Data:____________ Obs._________________________

Lê atentamente o texto e todas as perguntas:

Os dois irmãos sabiam que há muito tempo a casa estava abandonada. E olhavam-na, de longe, com encanto.
- Maria! Se lá estivesse um tesouro…?
- Um tesouro…?! Tu disseste um tesouro, Joaquim?
_ Ouvi dizer que naquela casa havia um tesouro escondido…
Maria olhou para o irmão com os olhos a brilhar. A brilhar muito. Os olhos de Maria eram muito lindos, porque estavam cheios de sonho.
O que é um tesouro? Muito ouro? Muita prata? Brilhantes? Safiras cor de mar? Esmeraldas verdes como uma árvore jovem sobre a água?
Talvez estrelas, até. Estrelas que pudessem caber nas nossas mãos sem nos queimarmos. Pérolas brancas de leite para um lindo colar…
E Maria pediu ao irmão:
- Vamos lá ver, se há o tesouro, vamos?
- Nós?
- Então… Não queres?!
- Se quero!...
- Mas não haverá mal? A nossa mãe…
«…e o nosso pai…» – pensou Maria.
Mas os olhos de Maria poisavam nos olhos de Joaquim. E os olhos de Joaquim tão lindos também! – nos de Maria.
E um sonho no meio deles – o tesouro!
Maria e Joaquim não acreditam em bruxas nem em fadas. Nem em dragões. Mas acreditam em tesouros!
E deram a mão um ao outro. E saíram, devagarinho, em silêncio, até à velha casa.
Esta ficava no meio de um bosque, abandonada.
Ambos estavam receosos. Não é vergonha ter medo. O medo é tão natural como a coragem. Vergonha é não vencer o medo, quando o devemos vencer.


Matilde Rosa Araújo,
O sol e o Menino dos pés frios







1. Completa:

A autora do texto é ____________________________.
O nome da obra a que pertence este texto é____________________________.

2. Qual é o nome das crianças referidas no texto? ___________________________________________________________

3. O menino e a menina eram:

• primos. • irmãos. • vizinhos.


4. Estas crianças acreditam em bruxas e fadas?

.
5. Segundo o texto, em que acreditam?


6. A casa que as encantava estava abandonada há muito ou pouco tempo?


7. O que pensavam as crianças que poderia haver naquela casa?


8. As duas crianças depressa compreenderam que tinham o mesmo sonho. Qual era?



9. Onde se situava a casa?


10. Na tua opinião, porque é que as crianças deram as mãos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Transcreve do texto cinco palavras ou expressões que indicam o que poderá ser o tesouro.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


12. Inventa um título para o texto que acabaste de ler.

________________________________________________________________


13. Retira do texto:

a) Um nome próprio _________________________
b) Um nome comum ________________________
c) Um verbo ______________________________
d) Um adjectivo ___________________________
e) Uma palavra com uma só sílaba e classifica-a ______________________
f) Uma palavra com duas sílabas e classifica-a _______________________
g) Uma palavra com mais de duas sílabas, classifica-a _________________

53 comentários:

  1. Vamos tentar aqui: http://vanda51.blogspot.com/ ??

    ResponderEliminar
  2. Esta ficha ajudou-me bastante acho que esta muito bem!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Ca para mim esta ficha e muito pequena e facil

    ResponderEliminar
  4. Olha a ficha de avaliaçao que tu pozes-te ajudou-me imensso mas ajudava-me melhor se pozeses soluçoes, assim sabiamos se estava certo ou errado...

    ResponderEliminar
  5. a ficha de avaliação esta bem feita e o meu filho fez-a e tirou Exelente a Língua portugesa

    ResponderEliminar
  6. se tivesse cotação sabiamos o que tinhamos de nota e também sabiamos o que estava errado.:):(...
    Fiquei um bocado triste mas esta bem feita...

    ResponderEliminar
  7. esta ficha ajudoume mesmo mt obg

    ResponderEliminar
  8. obrigada pela ajuda
    a ficha foi bastante elucidativa

    ResponderEliminar
  9. Eu pedi de Historia pk perdi a minha e ia tirar fotocopias fg metem td desorientado porra da merda é enrritante xe n tem pode dizer ke nao tem ou amostrar outras nao vem é aparecer de L G mas olha tb é uma grande ajd mas tb é de mais eu tb fiz uma fixa destas de L G e é igua igual igual nao á nada de difernte porra é de mais

    ResponderEliminar
  10. que facil a ficha e facilima do mundo eu por causa disto tirei exelente em tudo menos em matematica tirei muito bom

    ResponderEliminar
  11. esta ficha e um macio eu fiz e tive um 5 bueda grande

    ResponderEliminar
  12. esta ficha foi me muito util

    ResponderEliminar
  13. Uma sugestão: porque não treinam a Lingua Portuguesa também nos comentários e tentam escrever SEM erros ortográficos. Assim não admira que tenham dificuldades.

    ResponderEliminar
  14. O blugue tem perguntas fixes !!:D

    ResponderEliminar
  15. Obrigada por disponibilizar fichas de trabalho para os nossos filhos se prepararem para os testes,é uma boa ajuda.Estou de acordo com o comentário acima,agradeçam a ajuda mas por favor escrevam em PORTUGUÊS,conhecem a lingua?

    ResponderEliminar
  16. O meu teste na escola foi igualzinho a esta ficha
    Ainda bem k puseram isto aki
    Eu kuando fiz o teste ja sabia as respostas todas

    ResponderEliminar
  17. Este teste podia ser mais difícil e com mais perguntas, mas esta bem feito e ajudou me em algumas perguntas do meu teste, o problema é que não saio só isto, mas muito obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Sim senhora ! Esta ficha está muito bem feita e facilitou muito para o meu teste de amanha ;) !!
    continua ! és mto boa

    ResponderEliminar
  19. esta fixa ajudou-me imenso mas eu pedi de ING e apareceu-me de LP mas pelo menos ajudoume a estudar e a tirar melhores notas obrigada a este site que me ajudou a melhorar.

    ResponderEliminar
  20. muito obrigada por esta ficha ela está excelente .

    ResponderEliminar
  21. ola sou a paula eu gosto muito do texto e vou respor-lhes agora txauuu ah eu sou cabo-verdiana tzauuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  22. isto e demasiado facil...........mas mesmo assim ajuda um boado

    ResponderEliminar
  23. ajudou-me mas e muito pequeno

    ResponderEliminar
  24. para mim devia ter 4 paginas isso era muito pouco talvez umas 6

    ResponderEliminar
  25. adoro mas era facil segunda tenho um teste a portugues ja na 2º unidade...

    ResponderEliminar
  26. sou uma aluna do 5º ano sou uma aluna estudiosa a 2º mais inteligente da minha turma para mim esta ficha é fácil se me a puzessem á frente acho que tinha nota máxima, mas, isto não quer dizer que este site faz más fichas nããããããoooo
    só digo que esta é facil.

    ResponderEliminar
  27. Está ficha é muito fácil! Não só para mim (que sou a melhor aluna da turma)como para os meus colegas! Todos teríamos a nota máxima a esta ficha.

    ResponderEliminar
  28. Olá,eu gostava que me pudessem ajudar podem por fichas de trabalho de formação das palavras por favor!

    ResponderEliminar
  29. Infelizmente não vamos publicar mais fichas neste blogue poderá encontrar fichas em edutotal.net
    Espero que ajude

    ResponderEliminar
  30. Podias ter posto soluções assim podia-mos corregir os exercicios...
    Mesmo assim não me ajudou lá muito a português...

    ResponderEliminar
  31. fiz uma ficha destas e tirei um excelente a portogues.:):(

    ResponderEliminar
  32. isto é de portugues burrros

    ResponderEliminar
  33. Isto e assim isto nao vale um corno isto e taooooooo facil e pa vao para o caralho e fodao-se

    ResponderEliminar
  34. francisca costa14/2/12 8:09 da tarde

    obrigada!obrigada!obrigada!!!

    ResponderEliminar
  35. francisca costa14/2/12 8:16 da tarde

    obrigada ajudaram muito

    ResponderEliminar
  36. obrigada foi mt util

    ResponderEliminar
  37. Eu pedi de Lingua Portuguesa os Advérbios !!!!!

    ResponderEliminar
  38. Desculpem la mas eu disse ingles nao portugues tenho que reclamar!

    ResponderEliminar
  39. Adoro esta ficha ajudoume imenso, pois ajudoume a tirar 80,5.
    Desde que tirei esta nota fiquei fã.
    Deviam de fazer mais, mas se não poderem não faz mal, pois podemos ir ao "edutotal.net".
    Adoro.

    ResponderEliminar
  40. isto demora muito a ser publicado

    ResponderEliminar
  41. é muito bom para aprender cool

    ResponderEliminar
  42. é muito util obrigada :)
    ffffffffffffffffffffffffiiiiiiiiiiiiiiixxxxxxxxeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!

    ResponderEliminar
  43. aficha ajudoume bastante

    ResponderEliminar
  44. Muito obrigada, esta ficha é muito boa, no 4ºano saiu-me uma igual e acertei tudo...
    Eu sou Delegada de Turma do 5ºano e sou muito inteligente e por isso sei escrever, ao contrário destes comentadores que não sabem ler nem escrever!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  45. Voce podia meter umas fichas para fazer no pc.Se Podesse metia ainda um link que via se as respostas estão certas.

    ResponderEliminar
  46. Olá, gostei muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito do texto e acho que ele é bonito! Muito obrigada. Ass. anónimo.

    ResponderEliminar
  47. esta ficha ajudou me a levantar a nota e agora ja tenho um 5 nos testes de portugues ainda bem que fizeram esta ficha obrigado

    ResponderEliminar

Printfriendly