HISTÓRIA

HISTÓRIA
Recursos para a aprendizagem e o ensino de História

INGLÊS

INGLÊS
Recursos para o ensino/aprendizagem do Inglês como língua estrangeira (ESL)

LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA
Recursos para a aprendizagem e o ensino da Língua Portuguesa

Francês

Francês
Recursos para o ensino/aprendizagem do Francês como língua estrangeira
.

Ficha de avaliação - 5º ano

16/03/2009



LÍNGUA PORTUGUESA

Nome: ____________________ Data:____________ Obs._________________________

Lê atentamente o texto e todas as perguntas:

Os dois irmãos sabiam que há muito tempo a casa estava abandonada. E olhavam-na, de longe, com encanto.
- Maria! Se lá estivesse um tesouro…?
- Um tesouro…?! Tu disseste um tesouro, Joaquim?
_ Ouvi dizer que naquela casa havia um tesouro escondido…
Maria olhou para o irmão com os olhos a brilhar. A brilhar muito. Os olhos de Maria eram muito lindos, porque estavam cheios de sonho.
O que é um tesouro? Muito ouro? Muita prata? Brilhantes? Safiras cor de mar? Esmeraldas verdes como uma árvore jovem sobre a água?
Talvez estrelas, até. Estrelas que pudessem caber nas nossas mãos sem nos queimarmos. Pérolas brancas de leite para um lindo colar…
E Maria pediu ao irmão:
- Vamos lá ver, se há o tesouro, vamos?
- Nós?
- Então… Não queres?!
- Se quero!...
- Mas não haverá mal? A nossa mãe…
«…e o nosso pai…» – pensou Maria.
Mas os olhos de Maria poisavam nos olhos de Joaquim. E os olhos de Joaquim tão lindos também! – nos de Maria.
E um sonho no meio deles – o tesouro!
Maria e Joaquim não acreditam em bruxas nem em fadas. Nem em dragões. Mas acreditam em tesouros!
E deram a mão um ao outro. E saíram, devagarinho, em silêncio, até à velha casa.
Esta ficava no meio de um bosque, abandonada.
Ambos estavam receosos. Não é vergonha ter medo. O medo é tão natural como a coragem. Vergonha é não vencer o medo, quando o devemos vencer.


Matilde Rosa Araújo,
O sol e o Menino dos pés frios







1. Completa:

A autora do texto é ____________________________.
O nome da obra a que pertence este texto é____________________________.

2. Qual é o nome das crianças referidas no texto? ___________________________________________________________

3. O menino e a menina eram:

• primos. • irmãos. • vizinhos.


4. Estas crianças acreditam em bruxas e fadas?

.
5. Segundo o texto, em que acreditam?


6. A casa que as encantava estava abandonada há muito ou pouco tempo?


7. O que pensavam as crianças que poderia haver naquela casa?


8. As duas crianças depressa compreenderam que tinham o mesmo sonho. Qual era?



9. Onde se situava a casa?


10. Na tua opinião, porque é que as crianças deram as mãos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Transcreve do texto cinco palavras ou expressões que indicam o que poderá ser o tesouro.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


12. Inventa um título para o texto que acabaste de ler.

________________________________________________________________


13. Retira do texto:

a) Um nome próprio _________________________
b) Um nome comum ________________________
c) Um verbo ______________________________
d) Um adjectivo ___________________________
e) Uma palavra com uma só sílaba e classifica-a ______________________
f) Uma palavra com duas sílabas e classifica-a _______________________
g) Uma palavra com mais de duas sílabas, classifica-a _________________

52 comentários:

Anónimo disse...

eu pedi de ingles

11/6/09 6:48 da tarde
Vanda disse...

Vamos tentar aqui: http://vanda51.blogspot.com/ ??

12/6/09 9:51 da tarde
Anónimo disse...

Esta ficha ajudou-me bastante acho que esta muito bem!!!!!!!!!!!!!!

4/2/10 3:26 da tarde
Anónimo disse...

Ca para mim esta ficha e muito pequena e facil

7/2/10 9:02 da tarde
Anónimo disse...

Olha a ficha de avaliaçao que tu pozes-te ajudou-me imensso mas ajudava-me melhor se pozeses soluçoes, assim sabiamos se estava certo ou errado...

4/5/10 8:11 da tarde
Anónimo disse...

a ficha de avaliação esta bem feita e o meu filho fez-a e tirou Exelente a Língua portugesa

13/5/10 1:30 da tarde
Anónimo disse...

se tivesse cotação sabiamos o que tinhamos de nota e também sabiamos o que estava errado.:):(...
Fiquei um bocado triste mas esta bem feita...

29/5/10 6:53 da tarde
Anónimo disse...

esta ficha ajudoume mesmo mt obg

31/5/10 2:55 da tarde
Anónimo disse...

Coool!!

5/6/10 1:34 da tarde
Anónimo disse...

obrigada pela ajuda
a ficha foi bastante elucidativa

26/8/10 6:01 da tarde
Anónimo disse...

Eu pedi de Historia pk perdi a minha e ia tirar fotocopias fg metem td desorientado porra da merda é enrritante xe n tem pode dizer ke nao tem ou amostrar outras nao vem é aparecer de L G mas olha tb é uma grande ajd mas tb é de mais eu tb fiz uma fixa destas de L G e é igua igual igual nao á nada de difernte porra é de mais

2/11/10 1:51 da tarde
Vanda disse...

Não entendi nada =P

2/11/10 2:17 da tarde
jaqueline disse...

que facil a ficha e facilima do mundo eu por causa disto tirei exelente em tudo menos em matematica tirei muito bom

20/11/10 2:47 da tarde
Anónimo disse...

esta ficha e um macio eu fiz e tive um 5 bueda grande

6/12/10 6:06 da tarde
Anónimo disse...

esta ficha foi me muito util

7/12/10 11:44 da manhã
Anónimo disse...

Uma sugestão: porque não treinam a Lingua Portuguesa também nos comentários e tentam escrever SEM erros ortográficos. Assim não admira que tenham dificuldades.

10/12/10 2:48 da tarde
Anónimo disse...

O blugue tem perguntas fixes !!:D

5/1/11 4:31 da tarde
Anónimo disse...

Obrigada por disponibilizar fichas de trabalho para os nossos filhos se prepararem para os testes,é uma boa ajuda.Estou de acordo com o comentário acima,agradeçam a ajuda mas por favor escrevam em PORTUGUÊS,conhecem a lingua?

11/1/11 7:25 da tarde
Anónimo disse...

O meu teste na escola foi igualzinho a esta ficha
Ainda bem k puseram isto aki
Eu kuando fiz o teste ja sabia as respostas todas

5/2/11 11:02 da manhã
Anónimo disse...

Este teste podia ser mais difícil e com mais perguntas, mas esta bem feito e ajudou me em algumas perguntas do meu teste, o problema é que não saio só isto, mas muito obrigado.

15/2/11 7:40 da tarde
Anónimo disse...

Sim senhora ! Esta ficha está muito bem feita e facilitou muito para o meu teste de amanha ;) !!
continua ! és mto boa

28/3/11 4:58 da tarde
Anónimo disse...

esta fixa ajudou-me imenso mas eu pedi de ING e apareceu-me de LP mas pelo menos ajudoume a estudar e a tirar melhores notas obrigada a este site que me ajudou a melhorar.

13/4/11 10:44 da manhã
Anónimo disse...

muito obrigada por esta ficha ela está excelente .

11/5/11 9:52 da tarde
Anónimo disse...

ola sou a paula eu gosto muito do texto e vou respor-lhes agora txauuu ah eu sou cabo-verdiana tzauuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!

23/5/11 10:41 da manhã
Anónimo disse...

isto e demasiado facil...........mas mesmo assim ajuda um boado

24/5/11 4:01 da tarde
Anónimo disse...

ajudou-me mas e muito pequeno

24/11/11 5:19 da tarde
Anónimo disse...

para mim devia ter 4 paginas isso era muito pouco talvez umas 6

1/12/11 12:18 da tarde
Anónimo disse...

adoro mas era facil segunda tenho um teste a portugues ja na 2º unidade...

2/12/11 8:49 da tarde
Anónimo disse...

sou uma aluna do 5º ano sou uma aluna estudiosa a 2º mais inteligente da minha turma para mim esta ficha é fácil se me a puzessem á frente acho que tinha nota máxima, mas, isto não quer dizer que este site faz más fichas nããããããoooo
só digo que esta é facil.

5/12/11 6:40 da tarde
Anónimo disse...

Está ficha é muito fácil! Não só para mim (que sou a melhor aluna da turma)como para os meus colegas! Todos teríamos a nota máxima a esta ficha.

11/1/12 3:05 da tarde
Anónimo disse...

Olá,eu gostava que me pudessem ajudar podem por fichas de trabalho de formação das palavras por favor!

23/1/12 6:00 da tarde
vanda mata disse...

Infelizmente não vamos publicar mais fichas neste blogue poderá encontrar fichas em edutotal.net
Espero que ajude

23/1/12 9:51 da tarde
Anónimo disse...

Podias ter posto soluções assim podia-mos corregir os exercicios...
Mesmo assim não me ajudou lá muito a português...

30/1/12 8:57 da tarde
Anónimo disse...

fiz uma ficha destas e tirei um excelente a portogues.:):(

31/1/12 6:52 da tarde
Anónimo disse...

isto é de portugues burrros

1/2/12 2:30 da tarde
Anónimo disse...

Isto e assim isto nao vale um corno isto e taooooooo facil e pa vao para o caralho e fodao-se

5/2/12 7:35 da tarde
francisca costa disse...

obrigada!obrigada!obrigada!!!

14/2/12 8:09 da tarde
francisca costa disse...

obrigada ajudaram muito

14/2/12 8:16 da tarde
Anónimo disse...

obrigada foi mt util

27/2/12 6:02 da tarde
Anónimo disse...

Eu pedi de Lingua Portuguesa os Advérbios !!!!!

22/4/12 5:19 da tarde
Anónimo disse...

fixe

25/4/12 12:23 da tarde
Anónimo disse...

lindo

25/4/12 12:24 da tarde
Anónimo disse...

Desculpem la mas eu disse ingles nao portugues tenho que reclamar!

26/4/12 6:49 da tarde
Anónimo disse...

Adoro esta ficha ajudoume imenso, pois ajudoume a tirar 80,5.
Desde que tirei esta nota fiquei fã.
Deviam de fazer mais, mas se não poderem não faz mal, pois podemos ir ao "edutotal.net".
Adoro.

1/5/12 9:53 da tarde
Anónimo disse...

isto demora muito a ser publicado

1/5/12 9:56 da tarde
Anónimo disse...

Ajudou-me muito

9/5/12 8:15 da tarde
Anónimo disse...

é muito bom para aprender cool

16/5/12 7:45 da tarde
Anónimo disse...

é muito util obrigada :)
ffffffffffffffffffffffffiiiiiiiiiiiiiiixxxxxxxxeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!

16/5/12 7:57 da tarde
Anónimo disse...

aficha ajudoume bastante

16/6/12 7:10 da tarde
Anónimo disse...

Muito obrigada, esta ficha é muito boa, no 4ºano saiu-me uma igual e acertei tudo...
Eu sou Delegada de Turma do 5ºano e sou muito inteligente e por isso sei escrever, ao contrário destes comentadores que não sabem ler nem escrever!!!!!!!!!!

18/10/12 9:17 da tarde
Anónimo disse...

Voce podia meter umas fichas para fazer no pc.Se Podesse metia ainda um link que via se as respostas estão certas.

2/3/13 9:14 da tarde
Anónimo disse...

Olá, gostei muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito do texto e acho que ele é bonito! Muito obrigada. Ass. anónimo.

4/3/13 5:43 da tarde

Enviar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
Este blogue e seu conteúdo são propriedade de "Ao Encontro Das Palavras" O texto, logótipos, imagens, fichas e documentos estão protegidos por leis de propriedade intelectual. Qualquer reprodução, cópia, hospedagem de conteúdo desta página em qualquer forma ou por qualquer meio, é estritamente proibida, salvo prévia autorização por escrito do autor e responsável deste blogue !.