CESÁRIO VERDE
TEMÁTICAS |
POEMAS
|
- Binómio cidade/campo:
·cidade:
. símbolo da confusão (Babel), da infelicidade;
. doenças, morte, fatalidade, destruição;
. Babel, velha e corruptora
↳Presente
·campo:
. símbolo do amor, da felicidade;
. saúde, fertilidade, actividade útil
↳Passado
|
“Setentrional”
“Nós”
“A Débil”, “Avé-Marias“
“Setentrional”
“Nós”
|
- A questão social; o poeta e os humildes; crítica social:
- solidariedade com os humildes, vítimas das injustiças sociais. Aplaude “o protesto franco e salutar em favor do povo” (Conde de Monsarás) (Dic. Lit.). Literatura um instrumento de transformação social:
- ataca os alicerces da sociedade burguesa do Constiticionalismo.
- C.V., comovido com os suor humilde do povo, esboça “quadros revoltados” (Dic. Lit. 1037) – injustiças, subserviência, não têm medo do trabalho, enfrentam lutas quotidianas com determinação e força, numa atitude corajosa;
- crítica à imprensa: adulação e suborno.
|
“Deslumbramentos”
“Contrariedades”
“Avé-Marias”
“Contrariedades”
|
ASPECTOS RELEVANTES NA POESIA
|
EXEMPLOS
|
- Poetização do real; o quotidiano na poesia: poesia analítica – real* analisado nos seus elementos constitutivos; as imagens dadas são de grande nitidez e precisão (formas, cores, sons, cheiros) (V. Ferreira).
|
“Contrariedades”
“Num Bairro Moderno”
“Avé-Marias”
|
- Amor da actividade útil, saudável. Respeito pela ciência positiva do seu tempo. Confiança no progresso (Dic. Lit.).
|
“Nós”
|
- A imagética feminina:
·mulher bonina(infl. Românticas); panegírico da excelsitude feminina: frágil, terna, ingénua, despretensiosa, desperta no sujeito poético o desejo de a proteger e estimar;
·fria inglesa; “burguesinha do catolicismo” é o produto fútil e indefeso duma educação errada; (Dic. Lit. 785); produto de convenções mundanas, frígida, frívola, calculista, destrutiva, dominadora, sem sentimentos, mulher fatal, o seu erotismo é humilhante, predadora.
|
“Setentrional”
“A Débil”
“Deslumbramentos”
|
- Deambulação: como forma de captar a diversidade do real
|
“Num Bairro Moderno”
“ Avé-Marias”
|
Observações:
* A objectividade plástica alterna, em vários passos, com a fuga imaginativa – o jogo do “real” e do “irreal”[surrealismo] – por breves momentos, porque logo o poeta tem de regressar à esfera sensorial, à “realidade” comum.
- O amor, neste poeta, é um motivo secundário.
- Preocupação com a morte: poetas doentes, tuberculosos ou já tocados pela preocupação do mal que os minará – Cesário refugia-se na exaltação da vida salubre (Dic. Lit. 673).
- C.V. é um poeta da infância – saudade (Dic. Lit. 1003). Remomoração subjectiva: C.V. com a ilusão de saúde, evoca as valentias e os terrores de “destro e bravo rapazito” [“Em petiz”](Dic. Lit. 467).
- A uma concepção romântica da natureza o poeta preferea lição realista e positiva do campo [“Nós”]. O campo não tem um aspecto idílico, paradisíaco, não aparece associado ao bucolismo ou ao devaneio poético, mas ao espaço real, onde se podem observar os camponeses na sua lide diária – dia a dia concreto, autêntico e real →“poeta da Natureza anti-literária, das coisas boas, gostosas, cheirosas, úteis , do labor equilibrado, produtivo.” (Dic. Lit.)
CARACTERÍSTICAS DA POESIA
|
POEMAS
|
- Poesia prosaica (quer pela temática, o quotidiano, quer pela forma, de onde a emotividade está ausente [embora, por vezes, haja laivos]) (V. Ferreira).
|
“Num Bairro Moderno”
“Avé-Marias”
|
- Rigor sintáctico, precisão parnasiana (Dic. Lit.).
|
Todos
|
- A poesia de um artista plástico, enamorado do concreto, descreve de modo vivo, exacto, as suas experiências (Dic. Lit.); cromatismo lírico (Dic. Lit);
|
“Num Bairro Moderno”
“Avé-Marias”
|
- “Objectividade” antilírica (que não impede, no entanto, a expressão, embora discreta, de ideias e sentimentos que definem o homemsituado)(Dic. Lit.).
------------------------------------------------
- Há também uma imaginação transfiguradora
|
“Num Bairro Moderno”
“Avé-Marias”
---------------------------------------
“Num Bairro Moderno”; “Avé-Marias”
|
- Verso decassilábico (10) ou alexandrino (12), sugerindo a imponência e superioridade, nobreza e altivez, grandiosidade solenidade (V. Ferreira).
|
Todos
|
Observações:
- Prosaico: que é em prosa ou da natureza da prosa; que é material ou destituído de poesia.
- Prosaísmo: prosificação do discurso poético: objectividade anti-lírica.
- Fino humor, hábil uso do adjectivo (Dic. Lit). – Tom coloquial (Dic. Lit.)
0 comentários:
Enviar um comentário