19/04/2010

Graus dos Adjectivos

1. Identifica o grau em que se encontra o adjectivo da frase seguinte:

 

a) Os meus gatinhos são mais bonitos do que os teus cães.

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b) Modifica a frase empregando os adjectivos nos graus seguintes:

 

1. … comparativo de igualdade:

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2. … comparativo de inferioridade:

_________________________________________________________

3. … superlativo relativo de superioridade:

_________________________________________________________

4. … superlativo absoluto sintético:

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5. … superlativo relativo de inferioridade:

_________________________________________________________

 

2. Resolve o seguinte problema de palavras cruzadas:

 

 

HORIZONTAIS

VERTICAIS

1. Superlativo absoluto sintético de notável

1. Superlativo absoluto sintético de fácil

2. Superlativo absoluto sintético de lindo

2. Comparativo de grande

3. Superlativo absoluto sintético de acre

3. Superlativo absoluto sintético de amável

4. Superlativo absoluto sintético de célebre.

4. Superlativo absoluto sintético de grande

5. Superlativo absoluto sintético de bom

5. Superlativo absoluto sintético de pequeno

6. Comparativo de bom

6. Comparativo de mau

 

7. Superlativo absoluto sintético de mau

Sem título

A ESTRUTURA EXTERNA E INTERNA D`OS LUSÍADAS

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A Estrutura Externa

· O poema encontra-se dividido em partes, que se designam por Cantos10 Cantos.

· Dentro de cada Canto há unidades narrativas menores, chamadas Episódios.

· Cada Canto é constituído por estrofes (conjunto de versos), uma vez que se trata de um poema (narrativa em verso).

· As estrofes são oitavas, ou seja, têm oito versos.

· Cada verso tem dez sílabas métricas, sendo, por isso, denominados hendecassílabos (designação antiga) ou decassílabos (designação moderna).

A Estrutura Interna

Os Lusíadas constroem-se pela sucessão de quatro partes:

· PROPOSIÇÃO – apresentação do assunto (canto I, estrofes 1 a 3).

O poeta anuncia que vai cantar as navegações e conquistas no Oriente, os guerreiros e os navegadores, os reis que permitiram a dilatação da Fé e do Império e todos os que, pelas suas obras valorosas, se imortalizaram.

· INVOCAÇÃO – pedido de ajuda às divindades inspiradoras: às Tágides (ninfas do Tejo). Ao longo do poema Camões faz ainda outras invocações: a Calíope (musa da poesia épica e da eloquência) e às ninfas do Mondego.

· DEDICATÓRIA – Camões dedica a obra a D. Sebastião e aconselha-o a novas empresas guerreiras (canto I, estrofes 6 a 18).

· NARRAÇÃO – parte do poema onde se narram as acções levadas a cabo pelo herói (o povo português). Inicia-se «in media res», isto é, quando a viagem já vai a meio, encontrando-se já os marinheiros portugueses em pleno Oceano Índico (canto I, estrofe 19 e vai até ao final da obra).

Por sua vez, a narração constrói-se através da articulação de diversos planos:

· PLANO DA VIAGEM - viagem de Vasco da Gama e a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Continuamente articulado com este e paralelo a ele, surge um segundo plano, que diz respeito à intervenção dos deuses no Olimpo:

· PLANO DA MITOLOGIA – intervenção dos deuses do Olimpo nos acontecimentos.

Deuses:

  • Júpiter – pai dos deuses;
  • Marte – deus da guerra;
  • Vénus – deusa do Amor;
  • Neptuno – deus dos mares;
  • Baco – deus do vinho e da desordem;
  • Mercúrio - mensageiro dos deuses e deus do comércio;
  • Apolo – deus do sol, da luz, da poesia.

Encaixado no primeiro plano, tem lugar um terceiro:

· PLANO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL – narração de toda a história de Portugal desde Viriato até ao reinado de D. Manuel I.

Por último, temos ainda:

· PLANO DO POETA – considerações e opiniões do autor expressas no início e no fim dos cantos.

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