18/09/2009

Leitura do texto argumentativo

Qual é a finalidade da argumentação?

O texto argumentativo é o que visa convencer, persuadir ou influenciar o leitor / ouvinte a partir de um raciocínio partilhado e por apelo aos seus valores afectivos e ideológicos.

O argumento é um raciocínio tendente a provar ou a refutar a justeza de uma opinião. Convém, por isso, que os argumentos sejam sólidos e concatenados de maneira convincente. Argumentar, é no fundo, declarar com provas. Assim, está a argumentar-se quando se afirma " Fulano é um óptimo aluno. (declaração). A nota dela mais baixa foi 18 a Geografia (prova)".

A argumentação deve ser sempre uma actividade intelectual construtiva, realizada com uma vontade cooperante e útil à comunidade.



1. Reconhecimento dos argumentos

Qualquer argumento é contestável, mesmo aqueles que parecem de evidencia lógica.

Ao dizer-se que Os amigos dos meus amigos meus amigos são. está a abusar-se do conceito de igualdade matemática, transferindo-o para relações humanas.

Os argumentos devem ser consistentes pelo raciocínio e pela evidência das provas (factos, exemplos, ilustrações, dados estatísticos, testemunhos fidedignos). A força dos argumentos pode, ainda, ser iluminada por cenários (narrativas fictícias) pertinentes para a demonstração.



2. Lógica dos argumentos

A argumentação consiste no conjunto de argumentos encadeados para a demonstração. Pode ser de dois tipos:

- dedutiva
, se os argumentos decorrem uns dos outros:

O trabalho gera riqueza. A riqueza possibilita o bem-estar. O bem estar é fundamental para o progresso da ciência e da cultura.

- acumulativa, se os argumentos se acrescentam uns aos outros:

O avião é um bom meio de transporte. Primeiro é rápido; depois, é bastante seguro; além disso torna-se cómodo….

Printfriendly