HISTÓRIA

HISTÓRIA
Recursos para a aprendizagem e o ensino de História

INGLÊS

INGLÊS
Recursos para o ensino/aprendizagem do Inglês como língua estrangeira (ESL)

LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA
Recursos para a aprendizagem e o ensino da Língua Portuguesa

Francês

Francês
Recursos para o ensino/aprendizagem do Francês como língua estrangeira
.

TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ANO

23/04/2009


FALAR VERDADE A MENTIR

CENA XII
JOAQUINA (só)

Pobre rapaz! ficou como pateta! Se ele não está costumado a isto... Conde­nado a falar verdade vinte e quatro horas a fio... Também, olhe que nos dá um trabalho! Porque mente com um desembaraço e sem a menor considera­ção... Já se tinha esquecido da peta do almoço. Felizmente que nós estamos prevenidos, e graças ao bolsinho de minha ama e à vizinhança do Manuel Espanhol, em poucos minutos se fez da peta verdade... E José Félix! Não verão o meco sentado à mesa com meus amos como se fosse gente, o pedaço de lacaio!... Mas deixem estar que o tratante tem um ar, sabe tomar uns modos, que quem o não conhecer!... Em que ele se deita a perder decerto, é que aquilo é um comilão... 0 que lhe vale é fazer de inglês... não se repara. - Agora que mais falta? Vejamos. A tal visita de agradeci­mento ao general Lemos: essa não se pode evitar. Só se... É verdade; o general Lemos que venha cá... como têm vindo os outros. Vou avisar José Félix que se avie de almoçar e nos represente mais esse figurão. Não lhe há­-de custar muito... é seu amo. -Ai! que é isto, que quer este senhor?

CENA XIII
JOAQUINA e o GENERAL

GENERAL - 0 Senhor Duarte Guedes está aqui, não é assim?

JOAQUINA - Está, sim, senhor, foi agora para a mesa almoçar com o Senhor Brás Ferreira, seu sogro que está para ser.

GENERAL - Um almoço de família, almoço de noivos. Não permita Deus que eu tal perturbe. Esperarei.

JOAQUINA - Se faz favor de dizer o seu nome.

GENERAL - Não é preciso.

JOAQUINA - Não é para saber... é que se fosse coisa que...

GENERAL - É coisa que eu lhe quero dizer só a ele ou a seu sogro.

JOAQUINA - Como queira.
Almeida Garrett, Falar Verdade a Mentir
A- Partindo da leitura das duas cenas e do conhecimento da obra, responde às seguintes questões:

1. Situa as duas cenas na estrutura da obra.

2. Joaquina diz: “É verdade; o general Lemos que venha cá…como têm vindo os outros.”
2.1. Por que razão há-de ir lá o general Lemos?
2.2. Quem são “os outros” a quem ela se refere?

3. Transcreve expressões de dois níveis de língua diferentes.

3.1. Estão esses níveis de língua de acordo com a classe social das personagens que os pronunciam? Justifica.

4. Refere, destas cenas, a personagem que irá contribuir para a resolução do conflito.
4.1. Resume a sua intervenção nas cenas seguintes.

5. Indica os modos de apresentação das falas das personagens presentes nas duas cenas.

6. Faz o levantamento dos elementos que nos dizem tratar-se de um texto dramático.

7. Justifica o título da obra.



B- Completa as seguintes frases de acordo com a leitura que fizeste da obra.

1. Toda a acção decorre________________________________________________
2. Brás Ferreira é um negociante do Porto que tem __________________________
3. Duarte tem o costume de ____________________________________________
4. No dia do casamento de Amália, Joaquina receberia _______________________
5. José Félix, para ajudar Duarte, representou os papéis de ___________________________________________________________________
6. O coronel Luís Guedes é _____________________________________________
7. O General é o amo de _______________________________________________
8. A peça retrata a sociedade do século ___________________________________



C- Completa as seguintes frases:

1. O artista que se dedica à criação dos cenários designa-se __________________
2. O escritor de peças dramáticas designa-se ______________________________
3. O responsável pelos ensaios de um espectáculo designa-se _________________


II

A- Classifica sintacticamente as seguintes frases:

1. Brás Ferreira veio do Porto com Amália e Joaquina.
2. Amália e Joaquina estão muito apreensivas.
3. José Félix continua o jogo com afinco.
4. Eles encobriram-no com mestria.


B- Divide e classifica as orações das seguintes frases:

1. Ele ficou muito contente porque recebeu as cem moedas.
2. Para que o casamento se realize, Duarte não pode ser apanhado em mentiras.
3. Se ele adivinhasse as futuras aflições, não teria mentido tanto.
4. O general Lemos chegou quando eles estavam a almoçar.




IIII

Joaquina diz: “Porque mente com um desembaraço e sem a menor consideração”.
Há, como sabes, um ditado popular assim:
“Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo.”

Narra um facto real, ou então imaginado, que possa ter como título este provérbio.

4 comentários:

Anónimo disse...

Queria do texto poetico...

30/5/11 3:38 da tarde
Anónimo disse...

gostava de ter do texto poetico

14/6/12 8:13 da tarde
Anónimo disse...

devia no final haver a solucoes

19/2/13 7:09 da tarde
Anónimo disse...

Pobre rapaz!

4/2/14 5:53 da tarde

Enviar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
Este blogue e seu conteúdo são propriedade de "Ao Encontro Das Palavras" O texto, logótipos, imagens, fichas e documentos estão protegidos por leis de propriedade intelectual. Qualquer reprodução, cópia, hospedagem de conteúdo desta página em qualquer forma ou por qualquer meio, é estritamente proibida, salvo prévia autorização por escrito do autor e responsável deste blogue !.