12/03/2010

Ficha de Avaliação



Aluno/a:__________________________________ Ano: ___  Turma: ___ Nº ___


I.             Lê com muita atenção o texto que se segue:










João e a Matemática

   João saiu da escola furioso. Mais uma negativa a matemática! Ia ficar de castigo e, ainda por cima, lhe cortavam a semanada.
   - Para que serve a matemática? – Interrogava-se ele. – Os cães, os gatos, os elefantes vivem sem fazer contas. Antes de inventarem a escolaridade obrigatória a humanidade era feliz sem essa tortura. Pior que a matemática, só as injecções da Tia Engrácia.
   Deu um pontapé numa pedra e logo, por azar tráz!!!! A maldita foi acertar no vidro da drogaria. Plim…plim…plim desfez-se em cacos.
   João largou a correr, atrás dele o droguista, atrás os colegas a rir, numa chacota.
   - Que pontaria!
   -Não acertas nas contas mas acertas nas montras.
   - Vais ser convidado para a selecção de futebol. Este foi o melhor golo do campeonato.
   Fingindo não os ouvir, o rapaz esgueirou-se, saltou para um autocarro, sem saber o destino que levava.
   Aos balanços, sacudindo para ali e além, via passar casas e ruas desconhecidas. Perdido por cem, perdido por mil. Havia de ir até ao fim da carreira. Voltar para casa para quê? Para apanhar um raspanete?
   Era quase noite quando o autocarro finalmente parou junto a um lago triste. Apeou-se. Não sabia onde estava. Foi vagueando ao acaso, por entre prédios arruinados, até um jardim onde meia dúzia de árvores erguiam os ramos para o céu, como fantasmas reformados. Doía-lhe a cabeça e tinha a barriga a dar horas. Sentou-se num banco em frente estava uma pasta de crocodilo.
   Sempre fora curioso. Deu dois passos, carregou o fecho dourado e que viu ele? Milhares e milhares de notas de 50 euros. Procurou um nome, uma morada. Absolutamente nada.
   Olhou mais uma vez em volta. Ninguém. Então atirou fora os cadernos e livros e atulhou a mochila com aquela inesperada fortuna.
   A cabeça quase lhe andava à roda de fome e entusiasmo. Podia comprar uma quinta, um carro, um cavalo, tudo o que desejasse. Só não podia livrar-se da matemática.
   Até aos catorze anos era forçado a ir para a escola.
   E ainda dizem que há liberdade!

                                                            Luísa Ducla Soares, O Rapaz e o Robô, Terramar



 A) Assinala, com X, a hipótese correcta:

  1. João tinha tirado negativa a matemática por isso saiu da escola...

(  ) muito feliz.
(  ) furioso.
(  ) triste.

  1. Para ele pior que a matemática só...

(  ) as injecções da Tia Engrácia.
(  ) a Língua Portuguesa.
(  ) estar doente.

  1. Deu um pontapé numa pedra e esta foi acertar no vidro

(  ) do café da Tia Engrácia
(  ) da pastelaria
(  ) da drogaria

  1. Para fugir dos seus colegas e do droguista que o perseguiam, João entrou...

(  ) num autocarro
(  ) num táxi
(  ) da drogaria

  1. Segundo o texto, João era obrigado a ir para a escola até...

(  ) aos dezasseis anos
(  ) aos catorze anos
(  ) à noite.


                                            II
Responde às seguintes questões de forma completa:

  1. Identifica o autor do texto e a obra da qual foi retirado.
  1. Identifica as personagens do texto, fazendo a distinção entre personagens principais, personagens secundárias e figurantes.

  1. Como classificas o narrador do texto quando à sua participação? Justifica a tua resposta.

  1. O que levou o João a sair furioso da escola?

  1. João largou a correr, atrás dele o droguista, atrás os colegas a rir; numa chacota.

5.1.        Transcreve do texto as frases que mostram como é que os colegas comentaram o seu “pontapé certeiro”.

5.2.        O que fez o nosso herói para solucionar o problema e fugir daqueles que o perseguiam? Concordas com a atitude dele? Justifica a tua resposta.



  1. Liga correctamente as colunas A, B e C de modo a saberes o que aconteceu em seguida.
                A
             B

             C
  1. João…
  2. O autocarro…
  3. O banco do jardim…
  4. o jardim…
… tinha…
…via…
…estava…
…parou…
…junto a um lago.
…passar casas e ruas desconhecidas
…deserto…
…uma pasta de crocodilo.


  1. Completa a frase com as palavras correctas de acordo com o texto:

    Com o ___________________ encontrado, João estava _______________ e podia___________________ uma quinta, um ____________, um __________ e __________________ o que mais desejasse, no entanto, não ______________ livrar-se da _____________ antes de fazer _____________ anos.


  1. Deu dois passos, carregou no fecho dourado e que viu ele?

10.1. Descreve as emoções e os sentimentos que pensas que João sentiu nesse momento.



11. O que é que o João fez após ter descoberto o tesouro dentro da pasta de crocodilo?



12. Apoiando-te no texto faz o retrato físico e psicológico do João.




                                       III


  1. Completa a tabela seguinte, fazendo a translineação das palavras da coluna A na coluna B classificando-as respectivamente quanto ao número de sílabas na coluna C.

                  A
                  B
                C
Pontaria


Escola


Carregou




Quase


Esgueirou-se


Fim


Quanto


Desejasse


atulhou




  1. Classifica quanto à forma e ao tipo cada uma das frases:

v  João saiu da escola furioso.
v  Para que serve a matemática?
v  João, entra imediatamente no autocarro!
v  Que pontaria!
v  Olhou mais uma vez em volta.
v  E ainda dizem que há liberdade?
v  Para apanhar um raspanete?

                                    




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