Verifique os seus conhecimentos relativamente à criação
heteronímica pessoana.
1. Complete os espaços do texto que se segue com as
palavras/expressões apresentadas lateralmente.
Despersonalizar-se
Heterónimos
Autónomas
Pensamento
Apesar de
Histeroneurastenia
Fingimento Poético
Psiquiátrico
Heteronímia
Criadoras
Personagens
Adolfo Casais Monteiro
Simular
Emoções
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A génese da
_____________ foi explicada pelo próprio Fernando Pessoa numa carta a ___________________.
A sua “pequena humanidade” foi o resultado de um problema __________,
denominado de ______________. Associado a este, surge a tendência excessiva
de Pessoa em ___________, ____________, o que se relaciona com o
____________ _____________.
Com a
criação dos ______________, Pessoa quis criar nem mais nem menos do que
________________ dramáticas.
Caeiro, Reis
e Campos são, então, personagens _______________ cujas _____________, cujos
sentimentos e cujo ______________ não são os de Pessoa. ______________
fictícias, são personagens ___________________.
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2. Ligue os segmentos frásicos das duas colunas.
Grelha de correcção
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Alberto Caeiro
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1.
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1. Com Alberto Caeiro,
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a) serve de exemplo a Alberto Caeiro e a Ricardo Reis, adeptos da
áurea mediocritas.
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2.
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2. Caeiro é o chefe
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b) de uma pequena companhia teatral que representa a sua peça no palco
da poesia.
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3.
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3. Para todos eles, incluindo o ortónimo,
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c) que é vivido por Alberto Caeiro, ao privilegiar as sensações
oferecidas pelos diversos órgãos sensoriais.
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4.
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4. O poeta de “O Guardador
de Rebanhos”
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d) Pessoa quis criar um pólo de referência para as suas outras
personagens.
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5.
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5. Alberto Caeiro recusa o pensamento metafísico,
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e) é autodidata, de vivência simples e concreta.
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6.
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6. A simplicidade da vida rural
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f) Caeiro foi o mestre.
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7.
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7. O puro sensacionismo é aquele
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g) aderindo espontaneamente às coisas, tais como são, gozando-as
despreocupadamente.
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8.
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8. O “mestre” vive
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h) são versos de Caeiro que refletem a sua antimetafísica,
afirmando o primado dos sentidos.
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9.
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9. “Pensar incomoda como andar à chuva” e “eu não tenho filosofia:
tenho sentidos…”
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i) afirmando que “pensar é não compreender”.
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Grelha de correcção
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Ricardo Reis
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1.
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1. Ricardo Reis, tal como Caeiro,
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a) considerando o seu exercício mental em desejar atingir a
felicidade de um modo comedido.
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2.
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2. Apesar de apresentar alguns pontos comuns com o seu mestre,
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b) recorre à ode, à mitologia e aos latinismos.
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3.
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3. O heterónimo de raízes clássicas vai abdicar dos prazeres
intensos,
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c) são alguns dos conselhos de Ricardo Reis, seguidor do carpe diem horaciano.
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4.
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4. Evitar as preocupações e gozar moderadamente o momento
presente
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d) revela-se pagão aceitando a ordem das coisas ao gozar a vida,
pensando o menos possível.
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5.
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5. Adotando uma postura de tranquilidade imperturbável,
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e) comprovado pelo recorrente uso do imperativo e do vocativo, de
modo a transmitir uma lição de vida.
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6.
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6. Como um clássico, este heterónimo
|
f) Ricardo Reis faz um exercício de autodisciplina para poder
viver mais tranquilamente.
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7.
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7. Na obra de Ricardo Reis, perpassa um tom didático
|
g) tal como preconizava o estoicismo.
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8.
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8. Os ideais clássicos de equilíbrio e harmonia aplicam-se a
Ricardo Reis,
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h) designada de ataraxia, o homem poderá alcançar a felicidade,
na perspectiva do heterónimo Ricardo Reis.
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Grelha de correcção
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Álvaro de Campos
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1.
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1. Álvaro de Campos é adepto do futurismo,
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a) porque é o resultado de uma busca reflectida e consciente para
atingir a plenitude.
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2.
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2. Campos é o heterónimo que apresenta um percurso evolutivo,
|
b) pontos comuns com o seu criador, nomeadamente o tédio
existencial e a saudade da infância.
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3.
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3. Após um período de cansaço e de tédio,
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c) quando se dá conta da incapacidade de realização.
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4.
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4. A fase futurista-sensacionista de Campos concretiza-se
|
d) Campos entrega-se a um histerismo de sensações.
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5.
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5. O sensacionismo de Campos é diferente do de Caeiro,
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e) pois nega a visão aristotélica da arte, procurando uma nova
concepção de beleza.
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6.
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6. A Ode Triunfal
exalta
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f) pelo facto de evidenciar três fases distintas.
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7.
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7. O masoquismo do poeta verifica-se quando ele pretende pôr em
prática
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g) em composições poéticas de um ritmo torrencial, a traduzir a
euforia do “eu”.
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8.
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8. Walt Whitman foi sem dúvida o seu modelo,
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h) o sensacionismo levado ao paroxismo, desejando até ser
triturado pelas máquinas.
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9.
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9. A angústia existencial volta ao poeta
|
i) no que diz respeito ao excesso violento de sensações.
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10.
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10. Na fase intimista, Álvaro de Campos apresenta
|
j) a sociedade industrial e cosmopolita.
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Tópicos de correcção
1.
1- heteronímia
2- Adolfo Casais Monteiro
3- psiquiátrico
4- histeroneurastenia
5- despersonalizar-se
6- simular
7- fingimento poético
8- heterónimos
9- personagens
10- criadoras
11- emoções
12- pensamento
13- pensamento
14- autónomas
2.
1.
d)
2. b)
4. e)
7. c)
8. i)
9. h)
3.
1. d)
4. c)
5. h)
6. b)
7. e)
4.
1. e)
3. d)
6. j)
7. h
8. i)
9. c)
10. b)
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