19/05/2011

Pronomes pessoais



Complemento indirecto

Número
Pessoa
Sujeito
Complemento directo
Sem preposição
Com preposição
Compl. circunstancial

Singular
eu
tu
ele, ela
me
te
se, o, a
me
te
lhe
mim
ti
si, ele, ela
mim, -migo
ti, -tigo
si, -sigo

Plural
nós
vós
eles, elas
nos
vos
se, os, as
nos
vos
lhes
nós
vós
si, eles, elas
nós, -nosco
vós, -vosco
si, -sigo


Função de sujeito

Eu vou aprender italiano.
Antigamente, tu fazias muito desporto.

Função de complemento directo

Quando vou à praia, encontro-vos quase sempre.
Reparei no quadro que pintaste e recordo-o muito bem.
Encontrei as tuas amigas. Vi-as ao pé da praia.

Função de complemento indirecto sem preposição

O meu pai ofereceu-me um livro.
Eu disse-lhes que se fossem embora.

Função de complemento indirecto com preposição

Deu-me a rosa a mim.
Enviou a carta a ti.
Ele refere-se a nós.

Função de complemento circunstancial
(As formas -migo, -tigo, -sigo, -nosco, -vosco  surgem sempre acompanhadas da preposição com)

Não te zangues comigo.
A Ana vem connosco.
Hoje vou passear contigo.


Nota 1) Podem juntar-se dois pronomes:
Sei que você gosta destas flores, por isso ofereço-lhas.
Escusas de ir buscar os óculos. Eu trago-tos.

Os pronomes pessoais que podem sofrer contracção são: me, te e lhe. Quando estes pronomes apresentam uma terminação diferente de –e, estamos perante uma contracção, que pode ocorrer com os pronomes o, os, a, as.
Quando formas como -ta, ou -to (e os respectivos plurais) aparecem ligadas aos verbos, estamos perante dois pronomes que se uniram, ou que estão contraídos. Imaginemos as frases:

— Essa caneta é bonita.
— Gostas (tu)? Toma. Ofereço-ta.
Os dois pronomes que estão na forma ta são:

te, que remete para a segunda pessoa e que é, neste contexto, o receptor, ou seja, tu;
a, que represente a caneta.
Em estruturas deste tipo, o pronome a corresponde ao complemento directo, e te, ao complemento indirecto.
O mesmo pode acontecer se uma das entidades presentes — a que desempenha a função de complemento indirecto — puder ser substituída por lhe, ou seja, se for terceira pessoa. Vejam-se as frases seguintes:

— Este livro é do João, mas não o tenho visto para lho dar.
— Eu vou lanchar com ele. Se quiseres levo-lho.
Em qualquer das situações, o que lho representa é:
lhe — ao João;
o — este livro.

Nota 2) Os pronomes o, a, os, as transformam-se em lo, la, los, las depois das formas verbais terminadas em r, s, e z e depois do advérbio eis.
São tantas pessoas que não consigo contá-las.
Eu ajudei a senhora a atravessar a estrada. Fi-lo de boa vontade.
Eles devem estar a chegar. Ei-los.

Nota 3) Os pronomes o, a, os, as transformam-se em no, na, nos, nas depois das formas verbais terminadas com nasalização.
Agarraram o jarro e partiram-no ao meio.
Eles tinham muitos peixes. Pegaram neles e deitaram-nos ao rio.

Exercícios

Ninguém __________ (sentir) bem disposto com este cheiro nauseabundo.

Quando é que ________ (ir) embora para casa ?  [tu]

Está muito barulho nesta sala. Ou vocês ___________ (calar) ou eu não oiço o professor.

Os meus sapatos estão muito brilhantes, porque __________ (lavar) todos os dias.

Está tanto calor que não __________ (apetecer) fazer nada.

É evidente que _____________ (apaixonar) por ela, uma vez que é uma rapariga muito bonita.

O sargento do exército __________ (fazer) correr à volta do campo de futebol durante duas horas seguidas. [nós]

Espero que tu  ____________  (conjuntivo de decidir) a vires jantar com a minha família.

Vou à biblioteca com o Pedro e a Joana. Queres vir __________ ?      [nós]

O Gonçalo esqueceu-se aqui da carteira. Quando o vires ________ (dar), por favor.

As crianças ainda são muito pequenas para irem sozinhas. É preciso _________ (levar) à escola.

Comeram as bananas e não deitaram as cascas no caixote do lixo. Foram-se embora e _____________ (deitar – as cascas) para o chão.

Quem _________ (levantar) primeiro da cadeira recebe um rebuçado.

Não acredito. Ele foi-se embora e esqueceu-se de _______    [eu]

Se não fores comprar a camisa, ninguém _________ (oferecer).   [tu]

Obrigado por me entregares a carteira. _________ (dar) já porque tenho que ir embora.

És muito simpática. Gosto muito de _______

Gosto muito da língua portuguesa. Vou _________ (aprender) neste Verão.

O senhor ainda não viu o meu carro novo?_______ (mostrar) amanhã à noite.

Todos ____________ (animar) quando a festa começou.

Classe dos Nomes: Ficha de trabalho 7º ano

I - Lê atentamente o seguinte texto:

UMA CORRIDA ELEITORAL E UMA HISTÓRIA COMPRIDA


«Toda aquela malta reunida na margem dava uma assembleia curiosa — os pássaros com as penas sujas de lodo, os outros bichos com o pêlo colado ao corpo e todos a pingar, de mau humor e chateados. O primeiro assunto tratado foi, está claro, a maneira de se enxugarem: todos deram a sua opinião e, em poucos minutos, Alice deu muito naturalmente consigo a conversar com eles, tal como se se conhecessem de toda uma vida. Teve logo uma grandecíssima discussão com o Papagaio(...)
Até que o Rato, que parecia ter certa autoridade sobre os outros bichos, deu  ordem: “Sentem-se todos e ouçam-me: eu e que vos vou enxugar num instante.” Sentaram-se todos, fazendo uma grande roda com o Rato no meio. Alice olhava para ele muito aflita, pois tinha muito medo de apanhar uma gripe das más, se não se enxugasse depressa. (...)»

Lewis Carroll, Aventuras de Alice no País das Maravilhas

1.1-Depois de teres lido o texto, transcreve os substantivos sublinhados, classificando-os (subclasse, género, número):


Substantivo
Subclasse
Género
Número















































II - Completa a seguinte grelha com os Graus dos Substantivos:

Aumentativo
Normal
Diminutivo
Mulheraça



Cadeira



Salinha
Bocarra


Vozeirão



Corda

Patorra


Muralha




III - Rescreve as seguintes frases, substituindo o substantivo sublinhado pelo seu correspondente colectivo. (Toma atenção às alterações que a frase sofre).

 

a)      Os cães ladram muito.



b)      Os alunos são muito barulhentos.



c)      As abelhas produzem mel.



d)     As árvores estão bem cuidadas.



e)      Os lobos atacaram as ovelhas na quinta do tio Manel.






Tipos de Sujeito: Ficha de trabalho

1.     Lê atentamente as frases que se seguem.

a.    Eles foram passear.
b.    A mãe e a filha foram passear.
c.    Onde vamos?
d.    Fala-se de preços exorbitantes.
e.    Naquela tarde chovia torrencialmente.
f.    Havia muita gente na festa.
g.    A Ana foi às compras.
h.    Sou o rei do café.
i.     A professora e os alunos foram a uma visita de estudo.
j.     Ela acha-os queridos.
k.    Na reunião debateu-se vários assuntos.

2.    Sublinha o sujeito de cada uma delas.
3.    Conseguiste identificar todos os sujeitos?
4.    Porque achas que isso aconteceu?



2. Escreve frases em que o sujeito seja:

simples
________________________________________
composto
________________________________________
indeterminado
________________________________________
inexistente
________________________________________
subentendido
________________________________________

1.     Substitui o verbo Haver pelo verbo existir e faz as modificações necessárias.

a.    Havia apenas uma saída para a estrada principal.
________________________________________
b.    Naquele livro, há histórias fantásticas.
________________________________________
                                                        

O Verbo: Ficha de trabalho 5º ano

1.       Completa as frases que se seguem com os verbos entre parênteses. Não te esqueças que deves respeitar o tempo verbal indicado bem como o respectivo modo.

Frases
Verbos
Tempos
Modo
Ontem __________ um bilhete de lotaria.

(comprar)
Pretérito Perfeito
Indicativo
A Maria já __________ falar do livro.
(ouvir)
Pretérito mais que Perfeito
Indicativo
O Pedro __________ à praia amanhã.

(ir)
Futuro
Indicativo
Tu ___________, à mesma hora que eu.

(chegar)
Presente
Indicativo
Espero que o Manuel ___________ trabalhar.

(vir)
Presente
Conjuntivo
O Nuno __________ de barco.
(andar)
Pretérito mais que Perfeito
Indicativo
O caracol __________ num tronco da árvore.

(passear)
Presente
Indicativo
O João __________, quando o Luís abalou.

(chegar)
Pretérito Imperfeito
Indicativo
__________ o que te peço?

(fazer)
Futuro
Indicativo
__________ as portas!

(fechar)
Presente
Conjuntivo
O café ___________ quente.

(estar)
Presente
Indicativo
Nós __________ o número de pessoas que chegavam.

(assentar)
Pretérito Imperfeito
Indicativo


20/02/2011

A descrição – Ficha de trabalho

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O Búzio

Quando eu era pequena, passava às vezes pela praia um velho louco e vagabundo a quem chamavam o Búzio.
O Búzio era como um monumento manuelino: tudo nele lembrava coisas marítimas. A sua barba branca e ondulada era igual a uma onda de espuma. As grossas veias azuis das suas pernas eram iguais a cabos de navio. O seu corpo parecia um mastro e o seu andar era baloiçado como o andar dum marinheiro ou dum barco. Os seus olhos, como o próprio mar, ora eram azuis, ora cinzentos, ora verdes, e às vezes mesmo os vi roxos. E trazia sempre na mão direita duas conchas. Eram daquelas conchas brancas e grossas com círculos acastanhados, semi-redondas e semitriangulares, que têm no vértice da parte triangular um buraco.
O Búzio passava um fio através dos buracos, atando assim as duas conchas uma à outra, de maneira a formar com elas umas castanholas. E era com essas castanholas que ele marcava o ritmo dos seus longos discursos cadenciados, solitários e misteriosos como poemas.
O Búzio aparecia ao longe. Via-se crescer dos confins dos areais e das estradas. Primeiro julgava-se que fosse uma árvore ou um penedo distante. Mas quando se aproximava via-se que era o Búzio. Na mão esquerda trazia um grande pau que lhe servia de bordão e era seu apoio nas longas caminhadas e sua defesa contra os cães raivosos das quintas. A este pau estava atado um saco de pano, dentro do qual ele guardava os bocados do pão que lhe davam e os tostões. O saco era de chita remendada e tão desbotada que quase se tornara branca.
O Búzio chegava de dia, rodeado de luz e de vento, e dois passos à sua frente vinha o seu cão, que era velho, esbranquiçado e sujo, com o pêlo grosso, encaracolado e comprido e o focinho preto. E pelas ruas fora vinha o Búzio com o sol na cara e as sombras trémulas das folhas dos plátanos nas mãos. Parava em frente duma porta e entoava a sua longa melopeia ritmada pelo tocar das suas castanholas de conchas. Abria-se a porta e aparecia uma criada de avental branco que lhe estendia um pedaço de pão e dizia:
- Vai-te embora, Búzio.
E o Búzio, demoradamente, desprendia o saco do seu bordão, desatava os cordões, abria o saco e guardava o pão. Depois de novo seguia.

Sophia de Mello Breyner Andresen
Homero
in Contos Exemplares,

Lê o texto com atenção e responde com frases completas.

1. Retira do primeiro parágrafo os dois adjectivos que caracterizam, de forma global, esta personagem.

2. Esta personagem era….
a) um animal marinho
b) uma concha
c) um homem.
d) um menino.

3. “ E pelas ruas fora vinha o Búzio…” (l.24)
a) Como ocupava ele o seu tempo?
b) Após a leitura atenta que fizeste do texto, traça o seu retrato psicológico.

4. Neste texto predomina….
a) o diálogo
b) a descrição
c) a narração
d) o monólogo.

4.1. Justifica a tua opção.

II
Produção escrita

Tal como o Búzio, também tu deves conhecer pessoas, animais, cantores, actores, bandas de música, etc.., de quem gostas. Vais escolher uma personagem e elaborar um pequeno texto descritivo, do género que acabaste de ler, utilizando adjectivos, verbos expressivos, recursos der estilo, nomes e advérbios, de modo a que alguém tenha prazer ao ouvir / ler a tua composição.

Proposta de resolução :

1. “ louco” e “ vagabundo”.
2. Um homem.
3. a) Ele ocupava o seu tempo a cantar e a pedir esmola.
    b) Era pobre, solitário, calmo, paciente e conformado.

4. a descrição.
4.1. Por empregar o pretérito perfeito do indicativo, nomes, adjectivos e planos de descrição ( desde o mais longe até ao mais perto).

Níveis de língua

 Pode-se considerar que os níveis de língua são distintos entre si e distribuem-se por 5 categorias:


1 -O nível corrente obedece às regras usuais da língua, sendo classificado como nível médio e caracteriza-se por:
- vocabulário reduzido;
- sintaxe simplificada;
- expressões pitorescas;
- uso frequente de interjeições;


2 -O nível popular distingue um grupo de falantes com pouca ou nenhuma escolaridade, sendo classificado como nível baixo e caracteriza-se por:
- vocabulário muito escasso e concreto;
- sintaxe descuidada;
- frases inacabadas;
- (...)


3 -O nível familiar é utilizado no relacionamento íntimo, sendo, também, classificado como nível baixo e caracteriza-se por:
- vocabulário corrente, afectivo e pouco abstracto;
- sintaxe simplificada, directa;
- frases curtas, inacabadas;
- interjeições, apartes frequentes, vocativos...;
- frases de tipo exclamativo e/ou uinterrogativo;
- expressões sugestivas;

- explicitação da intimidade;
- (..)


4- A gíria é uma variedade linguística própria de certos grupos sócio-profissionais.
É uma forma exagerada do uso familiar confinado a certos meios sociais.

5-O calão, ou jargão é uma outra versão da gíria, respeita os usos correntes da morfologia e da sintaxe, mas apresenta um vocabulário muito original acessível
só a alguns o que torna o discurso incompreensível para a maioria.

6-As linguagens técnicas e científicas costumam incluir-se no calão, em pé de igualdade com o nível utilizado por marginais.

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