| Complemento indirecto | | ||||
Número | Pessoa | Sujeito | Complemento directo | Sem preposição | Com preposição | Compl. circunstancial |
Singular | 1ª 2ª 3ª | eu tu ele, ela | me te se, o, a | me te lhe | mim ti si, ele, ela | mim, -migo ti, -tigo si, -sigo |
Plural | 1ª 2ª 3ª | nós vós eles, elas | nos vos se, os, as | nos vos lhes | nós vós si, eles, elas | nós, -nosco vós, -vosco si, -sigo |
Função de sujeito
Eu vou aprender italiano.
Antigamente, tu fazias muito desporto.
Função de complemento directo
Quando vou à praia, encontro-vos quase sempre.
Reparei no quadro que pintaste e recordo-o muito bem.
Encontrei as tuas amigas. Vi-as ao pé da praia.
Função de complemento indirecto sem preposição
O meu pai ofereceu-me um livro.
Eu disse-lhes que se fossem embora.
Função de complemento indirecto com preposição
Deu-me a rosa a mim.
Enviou a carta a ti.
Ele refere-se a nós.
Função de complemento circunstancial
(As formas -migo, -tigo, -sigo, -nosco, -vosco surgem sempre acompanhadas da preposição com)
Não te zangues comigo.
A Ana vem connosco.
Hoje vou passear contigo.
Nota 1) Podem juntar-se dois pronomes:
Sei que você gosta destas flores, por isso ofereço-lhas.
Escusas de ir buscar os óculos. Eu trago-tos.
Os pronomes pessoais que podem sofrer contracção são: me, te e lhe. Quando estes pronomes apresentam uma terminação diferente de –e, estamos perante uma contracção, que pode ocorrer com os pronomes o, os, a, as.
Quando formas como -ta, ou -to (e os respectivos plurais) aparecem ligadas aos verbos, estamos perante dois pronomes que se uniram, ou que estão contraídos. Imaginemos as frases:
— Essa caneta é bonita.
— Gostas (tu)? Toma. Ofereço-ta.
— Gostas (tu)? Toma. Ofereço-ta.
Os dois pronomes que estão na forma ta são:
— te, que remete para a segunda pessoa e que é, neste contexto, o receptor, ou seja, tu;
— a, que represente a caneta.
— a, que represente a caneta.
Em estruturas deste tipo, o pronome a corresponde ao complemento directo, e te, ao complemento indirecto.
O mesmo pode acontecer se uma das entidades presentes — a que desempenha a função de complemento indirecto — puder ser substituída por lhe, ou seja, se for terceira pessoa. Vejam-se as frases seguintes:
— Este livro é do João, mas não o tenho visto para lho dar.
— Eu vou lanchar com ele. Se quiseres levo-lho.
— Eu vou lanchar com ele. Se quiseres levo-lho.
Em qualquer das situações, o que lho representa é:
lhe — ao João;
o — este livro.
o — este livro.
Nota 2) Os pronomes o, a, os, as transformam-se em lo, la, los, las depois das formas verbais terminadas em r, s, e z e depois do advérbio eis.
São tantas pessoas que não consigo contá-las.
Eu ajudei a senhora a atravessar a estrada. Fi-lo de boa vontade.
Eles devem estar a chegar. Ei-los.
Nota 3) Os pronomes o, a, os, as transformam-se em no, na, nos, nas depois das formas verbais terminadas com nasalização.
Agarraram o jarro e partiram-no ao meio.
Eles tinham muitos peixes. Pegaram neles e deitaram-nos ao rio.
Exercícios
Ninguém __________ (sentir) bem disposto com este cheiro nauseabundo.
Quando é que ________ (ir) embora para casa ? [tu]
Está muito barulho nesta sala. Ou vocês ___________ (calar) ou eu não oiço o professor.
Os meus sapatos estão muito brilhantes, porque __________ (lavar) todos os dias.
Está tanto calor que não __________ (apetecer) fazer nada.
É evidente que _____________ (apaixonar) por ela, uma vez que é uma rapariga muito bonita.
O sargento do exército __________ (fazer) correr à volta do campo de futebol durante duas horas seguidas. [nós]
Espero que tu ____________ (conjuntivo de decidir) a vires jantar com a minha família.
Vou à biblioteca com o Pedro e a Joana. Queres vir __________ ? [nós]
O Gonçalo esqueceu-se aqui da carteira. Quando o vires ________ (dar), por favor.
As crianças ainda são muito pequenas para irem sozinhas. É preciso _________ (levar) à escola.
Comeram as bananas e não deitaram as cascas no caixote do lixo. Foram-se embora e _____________ (deitar – as cascas) para o chão.
Quem _________ (levantar) primeiro da cadeira recebe um rebuçado.
Não acredito. Ele foi-se embora e esqueceu-se de _______ [eu]
Se não fores comprar a camisa, ninguém _________ (oferecer). [tu]
Obrigado por me entregares a carteira. _________ (dar) já porque tenho que ir embora.
És muito simpática. Gosto muito de _______
Gosto muito da língua portuguesa. Vou _________ (aprender) neste Verão.
O senhor ainda não viu o meu carro novo?_______ (mostrar) amanhã à noite.
Todos ____________ (animar) quando a festa começou.
EXCELENTE TRABALHO PARA MIÚDOS E GRAÚDO APRENDEREM DE MANEIRA DESCOMPLICADA O QUE É COMPLICADO.
ResponderEliminarOBRIGADA