06/02/2010

Ficha de trabalho - Funcionamento da língua 10º ano

  1. Ligue as frases seguintes com os articuladores (conjunções ou locuções) de forma a transmitir uma ideia de :               
a) Tempo
          O marido vê televisão. A esposa prepara o jantar.
          ______________________________________________.
      b) Oposição
          Ele estava nervoso. Nada justifica o seu comportamento.
         ______________________________________________.
     c) Consequência
         O exercício era difícil. Ninguém o conseguiu resolver.
         _____________________________________________.
     d) Causa
        Ela não comprou o vestido. Ela não tinha dinheiro. 
        _____________________________________________.

  1. Divida e classifique as frases/orações apresentadas nas alíneas seguintes:   
a)      Passaste o ano sem estudar, portanto não te queixes das notas.
_______________________________________________________________________________
b)      Embora a despedida fosse dolorosa, ele teve de partir.
_______________________________________________________________________________
c)      Ou vou ao cinema ou fico em casa.
_______________________________________________________________________________
d) Como preciso de comprar um livro, vou à livraria.
_______________________________________________________________________________
e) A Raquel não só sabe dançar, como também sabe cantar.
_______________________________________________________________________________
f) O Joaquim deve esforçar-se mais para que consiga resultados positivos.
_______________________________________________________________________________

  1. Pontue convenientemente as frases de Miguel Torga que se seguem: 

a)      Não não podia continuar 
___________________________________________________________________
      b) Seja bem aparecida a minha princesa    
      ___________________________________________________________________

    c)      Felizes olhos amigo até que enfim que ausência foi essa grande passeata
 _______________________________________________________________

  1. Justifique a utilização da vírgula nas frases seguintes:
a)      A Maria, naquela noite, não conseguia dormir.
      _______________________________________________________________
b)      Compra-me o jornal, filha.
________________________________________________________________
c)      Os meus vizinhos, quando vão para fora, telefonam-me.
________________________________________________________________
d)     Quando terminei o trabalho, o meu chefe já tinha saído.
_________________________________________________________________ 
e) Saboreei, lentamente, bolachas, bolos e chocolates.
_________________________________________________________________

  1. Escolha a opção correcta:

5.1.  Lírio, malmequer, rosa… são:   
a)      Hipónimos de flor.       
b)      hiperónimos de flor .   


5.2.  Carro é :                                      
a)      merónimo de volante, pneu… 
b)      holónimo de volante, pneu…  


  1. Arrumou a ferramenta : o alicate, a plaina, o martelo, etc.
Indique a relação existente entre a palavra sublinhada e as destacadas a negrito. ( Não se esqueça de referir como se denominam.)  
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. gostei muito da iniciativa,,acho que é muito importante para todos nós (alunos) e não só,porque nos ajuda a melhorar os nossos conhecimentos e poderá nos ajudar no futuro..gostei mt

    ResponderEliminar
  2. a ficha está muito boa e conseguiu ajudar-me a estudar para o próximo teste. apenas lhe falta uma coisinha: as soluções. pois nós, alunos, precisávamos de tirar a dúvida se resolvemos bem ou não os exercícios.

    ResponderEliminar
  3. Foi muito útil para a minha aprendizagem e estudo, obrigada!!

    ResponderEliminar
  4. Também concordo com o último comentário será que não poderam colocar as respostas?

    ResponderEliminar

Printfriendly