06/02/2010

Discurso directo, Indirecto e Indirecto livre

1. Identifica o tipo de discurso predominante em cada um dos seguintes excertos, assinalando com X a opção correcta:

Directo
Indirecto
Indirecto livre
a) Por isso ele entendia que o mano Guanes (..) devia trotar para a vila vizinha de Retortilho.
b) – Manos, o cofre tem três chaves… eu  quero fechar a minha fechadura e levar a minha chave!
     - Também eu quero a minha, mil raios! – Rugiu logo Rostabal.
c) Rui sorriu. Decerto, decerto! A cada dono do ouro cabia uma das chaves que o guardavam.

2. Passa para o discurso indirecto uma conversa entre um rapaz e o seu pai, retirada do conto O Retrato, de Manuel da Fonseca.
Certa manhã, meu pai ordenou-me inesperadamente:
-Diz a tua mãe que te vista o fato novo para ires tirar o retrato.
Admirei-me:
- Mas hoje não é dia dos meus anos…
- Pois não. Mas lá em Beja precisam de dois retratos teus. É para te identificarem.

3. Transforma, agora, em discurso directo o seguinte excerto do mesmo conto.
Meu pai já me tinha dito várias vezes que a minha vida ia levar uma grande volta, que estava um homenzinho e tinha de proceder de outro modo.

4. Completa, adequadamente, os espaços em branco com os verbos dados.

finalizou
insistiu
perguntou
finalizou
respondeu
- Posso ir ao cinema? – _______________ a Mariana.
- Não – _______________ a mãe, – sabes que, durante a semana, tens de te deitar cedo – , _______________.
- Mas eu gostava mesmo de ir – _______________ a rapariga.
- Já disse que não – _______________ a mãe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly