06/05/2010

A Fada Oriana

A FADA DAS CRIANÇAS

Do seu longínquo reino cor-de-rosa,

Voando pela noite silenciosa,

A fada das crianças vem, luzindo.

Papoulas a coroam, e, cobrindoclip_image001

Seu corpo todo, a tornam misteriosa.

À criança que dorme chega leve,

E, pondo-lhe na fronte a mão de neve,

Os seus cabelos de ouro acaricia -

E sonhos lindos, como ninguém teve,

A sentir a criança principia.

E todos os brinquedos se transformam

Em coisas vivas, e um cortejo formam:

Cavalos e soldados e bonecas,

Ursos pretos, que vêm, vão e tornam,

E palhaços que tocam em rabecas...

E há figuras pequenas e engraçadas

Que brincam e dão saltos e passadas...

Mas vem o dia, e, leve e graciosa,

Pé ante pé, volta a melhor das fadas

Ao seu longínquo reino cor-de-rosa.

Fernando Pessoa, Poesias Inéditas


1. Lê, atentamente, este belo poema e completa:

A Fada das __________ vivia num __________ reino cor-de-rosa. Tinha na cabeça uma coroa de _________. Acariciava os cabelos _________ da criança com a sua mão _________ e transformava os brinquedos em coisas _______. Quando vinha o ____ a fada regressava _________ e _________ ao seu longínquo reino _____________.

2. Explica por palavras tuas as expressões:

“a mão de neve” _________________________________________________

“cabelos de ouro” ________________________________________________

3. Porque regressava, pé ante pé, a fada ao seu reino?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1. Lê, atentamente, este excerto e responde clara e completamente às questões que te são propostas:

Cá fora a tarde estava maravilhosa e fresca. A brisa dançava com as ervas dos campos. Ouviam-se pássaros a cantar. O ar parecia cheio de poeira de oiro.

Oriana foi pela floresta fora, correndo, dançando e voando, até chegar ao pé do rio. Era um rio pequenino e transparente, quase um regato e nas suas margens cresciam trevos, papoilas e margaridas. Oriana sentou-se entre as ervas e as flores a ver correr a água. E ouviu uma voz que a chamava:

- Oriana, Oriana.

A fada voltou-se e viu um peixe a saltar na areia.

- Salva-me, Oriana – gritava o peixe. – Dei um salto atrás de uma mosca e caí fora do rio.

Oriana agarrou no peixe e tornou a pô-lo na água.

- Obrigado, muito obrigado – disse o peixe, fazendo muitas mesuras. – Salvaste-me a vida e a vida de um peixe é uma vida deliciosa. Muito obrigado, Oriana. Se precisares de alguma coisa de mim lembra-te que eu estou sempre às tuas ordens.

- Obrigada – disse Oriana -, agora não preciso de nada.

- Lembra-te da minha promessa. Nunca esquecerei que te devo a vida. Pede-me tudo o que quiseres. Sem ti eu morreria miseravelmente asfixiado entre os trevos e as margaridas. A minha gratidão é eterna.

- Obrigada – disse a fada.

- Boa tarde, Oriana. Agora tenho de me ir embora, mas quando quiseres vem ao rio e chama por mim.

E com muitas mesuras o peixe despediu-se da fada.

Oriana ficou a olhar para o peixe, muito divertida, porque era um peixe muito pequenino, mas com um ar muito importante.

E quando assim estava a olhar para o peixe viu a sua cara reflectida na água. O reflexo subiu do fundo do regato e veio ao seu encontro com um sorriso na boca encarnada. E Oriana viu os seus olhos azuis como safiras, os seus cabelos loiros como as searas, a sua pele branca como os lírios e as suas asas cor do ar, claras e brilhantes.

- Mas que bonita que eu sou – disse ela. – Sou linda. Nunca tinha pensado nisto. Nunca me tinha lembrado de me ver! Que grandes que são os meus olhos, que fino é o meu nariz, que doirados que são os meus cabelos! Os meus olhos brilham como estrelas azuis, o meu pescoço alto e fino como uma torre. Que esquisita que a vida é! Se não fosse este peixe que saltou para fora da água para apanhar a mosca, eu nunca me teria visto. As árvores, os animais e as flores viam-me e sabiam como eu sou bonita. Só eu nunca me via!

Sophia de Mello Breyner Andresen in IV – O Peixe, A Fada Oriana,

1. Indica se as afirmações são verdadeiras ou falsas:

 

VERDADEIRO

FALSO

a) Estava uma manhã maravilhosa.

   

b) Oriana caminhava calmamente.

   

c) O peixe tentou apanhar uma borboleta.

   

d) O peixe pediu ajuda a Oriana.

   

e) Oriana salvou a vida ao peixe.

   

f) O peixe partiu sem agradecer.

   

g) Oriana ficou admirada com a sua beleza.

   

h) Os animais já lhe tinham dito que era muito bela.

   

2. Para recordares algumas características de um texto narrativo, completa o seguinte texto.

Esta narrativa está escrita na ____ pessoa. Por isso o narrador não está _______ na acção. É um narrador ___________. A acção localiza-se _______________ durante a _________.

3. Atenta nas palavras sublinhadas e em itálico no texto e completa.

Todas as palavras sublinhadas pertencem à classe aberta _______________. Com elas o texto ficou mais bonito, rico e interessante. Os _____________ estão colocados ________ dos verbos e _________ dos nomes. As palavras em itálico pertencem à classe aberta __________________ e encontram-se no tempo verbal ________________________.

4. Procura no dicionário o significado das palavras:

Estática _______________________________________________

dinâmica _______________________________________________

5. Na frase “Cá fora a tarde estava maravilhosa e fresca” a descrição é ____________ e na frase “A brisa dançava com as ervas dos campos” a descrição é ____________.

6. Completa o quadro com frases do texto.

Recursos expressivos

Exemplos

Significado da expressão

Personificação

Adjectivação

Comparação

7. Atenta na conversa entre a fada Oriana e o peixe.

Para introduzir a fala destas personagens utilizou-se um novo _____________, dois _______, o __________ e os verbos __________ (chamava, disse, gritava) que aparecem _________ e no _________ das falas das personagens. Depois deste diálogo Oriana fala com ela mesma sobre a sua beleza. Estamos, assim, perante um ____________.

 

8. Ao leres este texto tinhas, com certeza, os teus sentidos bem apurados porque são eles que te permitem experimentar diferentes tipos de ___________. Completa o quadro com frases do texto.

Sensações

Exemplos

Táctil

Visual

Auditiva

Olfactiva

A partir do primeiro encontro com o peixe, Oriana fica maravilhada com a sua beleza. Esquecerá os seus deveres e ocupará o seu tempo a ver-se ao espelho ou nas águas do rio. Tornou-se narcisista.

Esta característica está relacionada com a seguinte história.

Era uma vez…um jovem chamado Narciso que vivia na Grécia antiga, admirado por todos pela sua incomparável beleza. Narciso era muito vaidoso da perfeição do seu gosto e da graciosidade do seu corpo e jamais perdia a oportunidade de contemplar o seu reflexo nas águas dos lagos por onde passava. Fascinado, passava horas a fio a admirar o brilho dos seus grandes olhos negros, o nariz delgado, os lábios finos e a bela cabeleira encaracolada coroando o seu magnífico rosto oval. Dir-se-ia que, do céu, tinha descido um escultor para criar um corpo com membros tão harmoniosos e isentos de defeitos que era a encarnação perfeita da beleza sonhada por todos os homens. Um dia, Narciso, passou junto de um rochedo sobranceiro a uma lagoa cujas águas límpidas e geladas reflectiam a sua imagem.

- Como és belo, Narciso! Não existe sobre a terra nenhum ser tão perfeito como tu! Adorava poder beijar-te! – exclamou o jovem debruçando-se.

O desejo de beijar a sua própria imagem foi tão intenso que se inclinou demasiado e perdeu o equilíbrio caindo dentro de água. Como não sabia nadar, morreu afogado. Quando os deuses se aperceberam que a criatura mais linda da terra tinha morrido, decidiram que tamanha formosura jamais deveria cair no esquecimento. Transformaram Narciso numa linda flor perfumada, que floresce todas as Primaveras nos flancos das montanhas e que se chama narciso.

Faz, agora, a descrição física e psicológica do jovem Narciso.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 comentários:

  1. o texto é muito bonito

    ResponderEliminar
  2. Gostava que tivessem soluções... assim se tivessemos dúvidas íamos consultá-las!!

    ResponderEliminar
  3. ja estou como o anónimo adorava que tivessem soluções. Assim a ficha nao tem graça!

    ResponderEliminar
  4. esta ficha e muito boa !

    ResponderEliminar
  5. devia ter soluções

    ResponderEliminar
  6. gosto muito mas deveria ter soluçoes para confirmar se estava certo

    ResponderEliminar
  7. devia ter soluçoes

    ResponderEliminar

Printfriendly