23/04/2009

Ficha de avaliação - 8º ano

O que não vem nos jornais


Dia a dia, milhares de quilos de papel, por vezes ainda a cheirar a tinta, desaparecem das mãos dos ardinas (...).

Na monotonia do quotidiano que se repete, há quem os leia no intervalo apressado proporcionado por uma viagem de autocarro, no café, antes de entrar para o trabalho, em período de lazer, no espaço recatado da casa de cada um. Lêem e devoram a informação sobre o joelho, palavras, números, gravuras.

O jornal é um veículo de informação que, apesar de muitos lhe preconizarem a morte, vai resistindo e moldando-se aos interesses das pessoas. (...).

Dir-nos-ão que entre nós, ainda assim são muito poucos os que lêem jornais. Não bastará para tanto invocar que os preços são altos, que muitos não sabem ler, que o interesse pela leitura nunca foi muito estimulado. (...) Mas há outras razões, mais ou menos ligadas a submissões políticas e económicas, falta de força e de qualidade. Mas, pesquisemos também o conteúdo e a sua relação com os leitores, o que nos faz vir à cabeça o último verso de uma (já) velha canção de Chico Buarque: "a dor da gente não sai nos jornais"... o que sai, então? Sai a discussão política, a economia e os grandes números de orçamentos e de empresas, as greves e as disputas entre sindicatos, as "bombas" do desporto, as guerras ...

Não vêem nos jornais, pelo contrário, as pequenas dores e alegrias das pessoas, a não ser daqueles que conseguiram transpor o muro para a vida pública. Não há espaço para as pequenas mutações que estão, finalmente, a mudar a vida de todos, para os casos que, por serem pequenos, não deixam de ser grandes.

Luísa Bessa, in Jornal de Notícias 20-10-86

(adaptado)


Depois de teres lido com atenção o texto apresentado, responde de forma correcta, clara e completa às seguintes questões.

I

1) Neste texto e noutro que anteriormente estudaste, são referidos diferentes tipos de leitor de jornais. Indica-os.


2) De acordo com o texto, os jornais relatam apenas um certo tipo de acontecimentos.

2.1) Que assuntos são privilegiados pelos jornais?

2.2) Afinal, o que é que "não vem nos jornais"?

os jornais não servem apenas para informar.



II

1) Lê, o texto que se segue, e prova que o mesmo se trata de uma notícia incompleta:


Uma equipa nomeada para o efeito seleccionou ontem os nove intérpretes das canções concorrentes ao festival após demorada audição.


1.1) Completa a notícia de forma a fazer sentido, usando no máximo 30 palavras.


2) Diz quais são as características da linguagem utilizada na notícia.




III

1) Classifica morfologicamente cada uma das palavras que se encontram sublinhadas nas seguintes frases: (Caso se trate de um verbo, indica também o tempo e o modo.)

a) o trabalho liberta o Homem.

b) os empregados são simpáticos.

c) aquelas montanhas estão cobertas por um manto de neve.

d) hoje fala-se muito da Internet.

e) Se eu comprasse uma rosa, oferecia-a à minha namorada.


2) Completa os espaços em branco com ou à:

i) Todos os anos ___ uma feira do livro na escola. ii) Sempre que posso leio ___ noite antes de dormir. iii) ___ quem tenha muitos livros em casa. iv) Na vida ___ tempo para tudo.



0 comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly