1. Lê atentamente o poema que se segue:
Poema do coração
Eu queria que o Amor estivesse realmente no coração, e também a Bondade, e a Sinceridade, e tudo, e tudo o mais, tudo estivesse realmente no coração Então poderia dizer-vos: "Meus amados irmãos, falo-vos do coração", ou então: "com o coração nas mãos". Mas o meu coração é como o dos compêndios Tem duas válvulas ( a tricúspide e a mitral) e os seus compartimentos (duas aurículas e dois ventrículos). O sangue a circular contrai-os e distende-os segundo a obrigação das leis dos movimentos. Por vezes acontece ver-se um homem, sem querer, com os lábios apertados e uma lâmina baça e agreste, que endurece a luz nos olhos em bisel cortados. Parece então que o coração estremece. Mas não. Sabe-se, e muito bem, com fundamento prático, que esse vento que sopra e ateia os incêndios, é coisa do simpático. Vem tudo nos compêndios. Então meninos! Vamos à lição! Em quantas partes se divide o coração?" António Gedeão , Poesias Completas, Sá da Costa ED. |
I
1. Classifica as estrofes no que se refere ao número de versos.
2. Faz o esquema rimático do poema. (No poema)
3. Identifica os tipos de rima presentes no poema.
4. Conta as sílabas métricas do último verso do poema.
II
1. Faz o levantamento do vocabulário que se refere ao coração enquanto órgão do corpo humano.
2. Selecciona as palavras que remetem para os sentimentos do coração.
3. Quais os sentimentos que o sujeito poético gostaria que estivessem no coração?
3.1. Que outro sentimento pensas que ele gostaria de incluir, quando refere “e tudo, e tudo mais”?
4. Achas que o poema Sá resposta à pergunta do último verso? Justifica devidamente a tua resposta com exemplos do poema.
5. Identifica o recurso expressivo presente na segunda estrofe. (Não te esqueças de transcrever o exemplo).
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