A redacção
Foi numa tarde ensopada de Janeiro, quando as vidraças da janela choravam por causa da chuva e os pátios se despediam das bolas, que a professora anunciou o tema da redacção: "A minha turma". Nessa altura Romeu pensou: " É canja! Está no papo!" E sorriu. A professora viu-o sorrir para o tecto e esteve quase, quase, para lhe perguntar se andava a namorar alguma lâmpada, mas não perguntou. E ainda bem, pois o miúdo sorria de pura felicidade. Pudera! Precisava tanto de lhe demonstrar que já se exprimia melhor por escrito! Quinze dias antes, quase no fim da aula, e como por acaso, ela dissera-lhe:
- Romeu, a tua cabeça parece um sótão desarrumado! Ordena as ideias. Escreve mais e melhor.
E pronto, ali estava a sua oportunidade. Sim, que sobre a turma, podia ele falar horas a fio.
Lucília Bonacho
O Futuro Está a Estudar
I. Responde às perguntas com frases completas e palavras tuas.
1. Quem escreveu este texto?
2. De que obra foi tirado este texto?
3. O texto fala-nos de duas personagens. Quem são elas?
4. Como achas que estava o tempo nessa tarde?
5. Explica o sentido da expressão: " as vidraças da escola choravam".
6. "É canja!Está no papo!" Que queria o Romeu dizer com estas expressões?
7. Por que razão a professora esteve quase a perguntar-lhe se andava a namorar alguma lâmpada?
8. Indica qual a opinião que a professora tinha do seu aluno Romeu.
9. Transcreve uma frase do texto que demonstre que o Romeu tinha muitas coisas para dizer sobre os seus colegas.
II
1. Quantos parágrafos tem o texto?
2. Quantos períodos tem o segundo parágrafo?
3. Quais os sinais gráficos que encontras no segundo parágrafo?
4. Quais os sinais de pontuação que encontras no segundo parágrafo?
5. Modifica o sentido das frases, alterando e / ou introduzindo pontuação.
5.1. Não estou interessado nas aulas.
5.2. O João não estava doente. Ainda ontem fui visitá-lo.
6. Escreve por ordem alfabética as seguintes palavras:
professora / Romeu / canja / papo / pudera
0 comentários:
Enviar um comentário