Os Maias são constituídos por 18 capítulos:
· Os três primeiros capítulos relatam os antecedentes da Família Maia entre o ano de 1820 e 1875, portanto, 55 anos (mais ou menos 85 páginas);
· Os catorze capítulos seguintes contam a história de Carlos da Maia durante os cerca de 14 meses que viveu em Lisboa, desde o Outono de 1875 até aos finais de 1876; interligada com os «Episódios da Vida Romântica» (mais ou menos 590 páginas);
· O último capítulo narra a visita de Carlos a Lisboa, depois de «um exílio de quase dez anos», em Janeiro de 1887 (mais ou menos 27 páginas).
No romance existem duas histórias: uma intriga secundária - a relação amorosa infeliz de Pedro da Maia e de Maria Monforte - e uma intriga principal - que se desenrola em paralelo com a crónica de costumes. Entre a acção secundária e a principal há pontos comuns não só no desabrochar dos amores, como também no seu desfecho trágico.
Embora o romance comece com apresentação a «casa [o Ramalhete] que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875», e para dar lugar aos antecedentes da família Maia, como preparação para a acção principal: a juventude de Afonso; a infância e educação de Carlos; a formação académica de Carlos em Coimbra e a sua primeira viagem pela Europa.
Só depois, a partir do capítulo III, é que se reinicia a narração da acção central - «E então Carlos Eduardo partira para a sua longa viagem pela Europa. Um ano passou. Chegara esse Outono de 1875: e o avô, instalado enfim no Ramalhete, esperava por ele ansiosamente.»- cujo desenlace consiste na degradação familiar: a morte de Afonso da Maia e separação definitiva de Carlos e Maria Eduarda.
O capítulo XVIII constitui o epílogo da obra: dez anos depois, em 1887, Carlos visita Lisboa e encontra-se inseparável de Ega, com quem viajara pelo mundo, antes de se instalar em Paris. Neste reencontro, e nas reflexões dos dois amigos ao deambularem pela capital, transparece um pessimismo amargo que resulta não só do fracasso pessoal de ambos, mas também do ambiente que os rodeia.
0 comentários:
Enviar um comentário