O TEATRO
A origem desta arte, com mais de 2500 anos, surge associada aos rituais religioso e às festas. É aos poucos que se transforma num espectáculo de representação autónomo, que existe para o público e por causa do público.
Quando falamos de teatro devemos distinguir:
- O teatro como o local onde se assiste a uma representação, que evoluiu desde os anfiteatros gregos, ao ar livre, até às salas dos dias de hoje;
- o teatro representado - irrepetível e único, o teatro- espectáculo existe apenas no momento em que é representado. A mistura de sons, imagens, palavras, movimentos e emoções existe apenas no presente e não pode ser captada por nenhum suporte – as fotografias ou os filmes são apenas a memória desse momento e nem mesmo os textos de teatro conseguem prever ou reproduzir o que acontece numa representação.
- o teatro escrito / texto dramático – documento que fixa as falas das personagens e as indicações cénicas. É importante saber que nem sempre as as representações teatrais se basearam num texto escrito e nem todos os textos dramáticos são representados.
O TEXTO DRAMÁTICO
O texto dramático é, então, um modo de fazer literatura, que apresenta as falas das personagens em discurso directo (diálogo, monólogo e aparte) e fornece, em muitos casos informações que complementam a leitura e servem de suporte a uma possível representação.
Estas informações, apresentadas em negrito, itálico ou entre parênteses, chamam-se indicações cénicas ou didascálias e podem surgir antes, ou no meio, das falas das personagens.
As didascálias contêm indicações sobre: cenário, adereços, figurinos, tempo, movimentação, localização, gestos e atitudes das personagens, tom de voz, características físicas e psicológicas das personagens, luz, som, etc.
O discurso dramático distingue-se pela vivacidade característica do discurso directo, reproduzindo, muitas vezes, emoções, hesitações, repetições, pausas, vocativos, interjeições, habituais na oralidade.
O texto dramático pode dividir-se em actos e em cenas ( estrutura externa).
PALAVRAS E EXPRESSÕES DO TEATRO
- Acto : cada uma das partes principais de uma peça de teatro.
- Actor / actriz: aquele ou aquela que representa uma personagem.
- Adereços: objectos que fazem parte do cenário ou são usados pelas personagens.
- Apartes: expressão, em voz alta, do pensamento da personagem, que é ouvido apenas pelo público.
- Cena: parte da peça teatral em que estão presentes as mesmas personagens; pode significar o mesmo que palco, ou seja, o local onde decorre a representação (entrar em cena, sair de cena). Sempre que há entrada ou saída de personagens, há mudança de cena.
- Cenário: elementos que decoram e delimitam o espaço cénico.
- Dramaturgo: escritor de um texto dramático.
- Encenador: pessoa que dirige a representação teatral.
- Figurinista: responsável pelo guarda-roupa usado pelas personagens.
- Luminotécnico: pessoa encarregue da iluminação do espectáculo.
- Sonoplasta: responsável pelos sons que acompanham o espectáculo.
muito bom. Obrigada
ResponderEliminar